Um dos momentos mais marcantes na vida da mulher é a gestação. O período provoca mudanças no corpo da mãe e, por isso, deve-se ter uma atenção especial aos cuidados. Um dos problemas comuns são as estrias na gravidez, que aparecem em cerca de 90% das mulheres, segundo a Academia Americana de Dermatologia.
A estria surge, normalmente, pela ruptura das fibras de colágeno. Por isso que muitas vezes se recomenda o uso de óleos corporais específicos. A ginecologista e obstetra Karina Tafner dá dicas de como evitar estrias na gravidez. Veja:
Controle de peso
A gravidez gera a consequência de aumento de peso. Isso causa uma distensão do abdome e o rompimento das fibras da pele. “Se houver um aumento de peso exagerado, a mulher pode ter vários problemas de saúde, podendo também afetar o bebê”, explica Tafner.
Boa alimentação
Segundo Karina, os alimentos ricos em vitamina C agem como estimulantes do colágeno da pele. O que contribui também para o combate às estrias na gravidez. Entretanto, alimentos ricos em vitamina E, servem para proteger as células do organismo. Ela é um antioxidante com propriedades de antienvelhecimento para a pele.
Roupa apropriada
Com o aumento do tamanho das mamas e da barriga, a médica diz que “o ideal é usar roupas adequadas, que sejam confortáveis e que não fiquem apertadas, evitando a má circulação sanguínea.” O mesmo vale para os sutiãs que, além de maiores, devem ter uma sustentação, para que os seios não fiquem caídos quando voltarem ao tamanho normal.
Hidratantes
O uso de cremes e óleos específicos é essencial para manter a pele macia, pois evita manchas e estrias na gravidez. O óleo de amêndoas, de rosa mosqueta e de semente de uva ainda são os mais indicados. “Outra boa opção é o Óleo Bio-Oil, rico em vitamina E. Ele deve ser aplicado a partir do quarto mês de gravidez em áreas que sejam propensas a estrias, como os glúteos, coxas, abdome e seios”, explica Tafner.
Não importa qual você for utilizar, deve ser passado todos os dias nas regiões citadas, especialmente na barriga, com uma leve massagem que ajudará a melhorar a elasticidade da pele e ativar a circulação sanguínea.
Pós-parto
As estrias na gravidez costumam aparecer como linhas avermelhadas e, com o passar do tempo, se tornam brancas. Quando atingem a cor branca, dificilmente são eliminadas. Mas há maneiras de disfarça-las por meio de tratamentos específicos.
Dependendo da cor e intensidade das estrias, o especialista decidirá qual o melhor procedimento. As opções atuais atuam da seguinte forma: estimulando as células produtoras de pigmento e restaurando a elasticidade da pele, promovendo a produção de colágeno.
“Importante lembrar que estas dicas devem ser discutidas com seu obstetra, pois cada gravidez tem suas particularidades e necessidades”, finaliza a especialista.