Uma das doenças que tem alta incidência entre idosos é a osteoporose. Principalmente no sexo feminino, a doença afeta os ossos, deixando-os mais frágeis e com risco de fratura. Existem atitudes simples para prevenir a osteoporose e promover maior bem-estar aos idosos.
De acordo com estimativas da International Osteoporosis Foundation (IOF), a osteoporose é a doença responsável por nove milhões de fraturas no mundo todos os anos. A incidência maior é entre as mulheres, por conta da redução na produção de estrogênio após a menopausa. Por isso, prevenir a osteoporose é o melhor caminho para uma vida mais longa e saudável, afirma o médico geriatra, Rodrigo César Schiocchet da Costa.
“A melhor maneira de combater a doença é a prevenção. Ações simples, como não beber, não fumar, praticar exercícios físicos e se expor à luz solar por alguns minutos auxiliam na melhora da qualidade de vida no envelhecimento”, ressalta o especialista.
Dicas de prevenção da osteoporose
Segundo o médico, a massa óssea começa a aumentar na infância, até se estabilizar na faixa dos 30 anos. Por isso é importante manter hábitos saudáveis ao longo de toda vida. Abaixo algumas dicas importantes para a prevenção da osteoporose.
- Consumir laticínios, frutas, legumes, folhas verdes e grãos, que são alimentos com grande quantidade de cálcio.
- Praticar exercício físico regularmente.
- Para idosos, o ideal é a prática de atividades de baixo impacto, como caminhadas, dança de salão, ginástica em solo e também exercícios resistidos (musculação), sempre com acompanhamento profissional.
- Abandonar o cigarro, hábito nocivo em qualquer situação. Fumantes podem perder cerca de 1% de massa óssea por ano.
- Tomar sol diariamente por 15 a 20 minutos, antes das 10 horas da manhã. Isso favorece a sintetização da vitamina D, que auxilia na absorção de cálcio pelo organismo.
- Evite beber refrigerantes, bebidas alcoólicas, bebidas com cafeína, pois favorecem a perda de massa óssea. Opte por sucos naturais e água mineral.
- Prevenir riscos de quedas, que podem diminuir a mobilidade, além de causar fraturas graves em idosos.
- Ter acompanhamento médico regular e realizar a densitometria óssea, um exame simples e rápido que faz o diagnóstico da osteoporose com precisão, quando indicado pelo médico.
De acordo com o médico, a maior preocupação com a osteoporose é o início da manifestação da doença, as fraturas. “A idade avançada pode limitar a recuperação e os movimentos, diminuindo a qualidade de vida. Por isso a prevenção é tão importante”, conclui.