Mito ou verdade: descubra se alimentos gelados podem ser os causadores de gripes ou resfriados no inverno
Quem não ama um bom sorvetinho bem gelado, não é mesmo? Mas será que precisamos ter o cuidado de apreciar esse alimento em alguma estação específica para não correr o risco de gripes ou resfriados?
Continue acompanhando esse artigo e descubra os rumores em torno do consumo de alimentos gelados no inverno.
Boa notícia, o sorvete no inverno está liberado!
É mito que os alimentos gelados no inverno são causadores de inflamações e dores na garganta ou gripes e resfriados.
Nesse sentido, os únicos possíveis causadores de gripes ou resfriados são os vírus, os alimentos gelados, em nenhuma hipótese, causam ou agravam esses quadros.
Apesar disso, esse mau entendido ocorre, pois no inverno as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados e sem circulação de ar, o que acomete numa maior propensão as infecções.
Essa confusão também se dá por conta de abruptas mudanças de temperatura, ou seja, se nosso corpo estiver quente e entrarmos em um ambiente com o ar-condicionado ligado, sentiremos desconforto.
Contudo, mesmo que não haja correlação entre a temperatura dos alimentos gelados com a causa de gripes e resfriados, o clima seco atrapalha o desempenho das mucosas, que são as responsáveis por proteger a garganta.
Como fortalecer a saúde no inverno?
Por mais que os alimentos gelados não sejam nossos vilões na hora das refeições durante o inverno, podemos fazer a ingestão de outros alimentos que atuam como fortalecedores da nossa imunidade.
Dessa forma, faça a ingestão de alimentos que atuam como fortalecedores do nosso sistema imunológico, como canja de galinha, sopas, caldos, chás e muito mais.
Em suma, se alimentar com comidas quentes, provoca conforto térmico e aquecimento corporal, a liberação do vapor desses alimentos auxiliam na limpeza das vias respiratórias.
Simultaneamente, mantenha os hábitos corretos para cuidar da garganta no inverno, então mantenha o sono regularizado, faça alimentações equilibradas e beba muita água.
Por fim, os alimentos no inverno estão liberados, mas claro, sempre com cautela. E se você se cuidar e seguir nossas dicas seu corpo estará protegido no caso de possíveis infecções.