A hipertensão arterial é um perigo e pode causar danos sérios à saúde, como infartos e derrames. Saiba como evitar a doença e cuide do seu organismo.

Cuidados simples podem combater hipertensão arterial

Quase um quarto da população adulta brasileira possui hipertensão arterial, de acordo com o último levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. A diretora do Departamento de Análise de Situação em Saúde, Deborah Malta, explica que a hipertensão arterial é responsável por provocar infarto e derrame.

Para combater a hipertensão arterial é preciso manter medidas simples de prevenção, como adotar uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente.

Conheça 6 causas que prejudicam a saúde do coração

“A dica é manter alimentação diversificada, redução do sal dos alimentos, tanto no preparo quanto na escolha dos alimentos industrializados. Além disso, verificar a composição dos alimentos, preferindo os com menor teor de sal. O estímulo à prática da atividade física regular também é fundamental”, diz a diretora.

Para os médicos do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), os hipertensos devem tomar alguns cuidados simples, como reduzir o consumo de sal, evitar temperos industrializados e dar preferência a frutas ricas em potássio. “O ideal é comer peixe ao menos duas vezes por semana e optar por carnes brancas ou magras de boi. Também é importante beber leite desnatado e derivados”, comenta a especialista.

Confira as recomendações do INC para combater a hipertensão arterial:

  • Pratique exercícios físicos com orientação médica. A atividade deve ser realizada por 40 minutos, cinco vezes por semana. Intercalar pequenas corridas com caminhadas, fazer hidroginástica ou utilizar esteira e bicicleta ergométricas auxiliam na melhora do condicionamento físico. Hipertensos podem se exercitar desde que apresentem exames clínicos, eletrocardiogramas, testes ergométricos e exames de sangue atualizados;
  • Mantenha o organismo hidratado. Além de água, beba sucos naturais e água de coco;
  • Cuide da alimentação: receitas simples, como saladas e pratos leves, não aumentam o colesterol e são fáceis de serem preparadas em casa. Alguns alimentos liberados: queijo minas, peito de peru, requeijão light, ricota, passas, cenoura, beterraba, damasco, salsa, cebolinha, alho, abacaxi, melancia, melão, pêra, maçã, tangerina e castanhas;
  • Somente faça dietas com acompanhamento nutricional. Desconfie de regimes milagrosos que prometem perda de peso em poucos dias. Além de não ser um hábito saudável, parar de comer enfraquece o organismo e pode provocar hipoglicemia, ou seja, perda de açúcar no sangue.
  • Aprenda a controlar o estresse. Caminhadas diárias de no mínimo 30 minutos podem virar boas aliadas.

Fonte: Ministério da Saúde