Fazer a criança comer bem e ingerir alimentos mais saudáveis é sempre um grande desafio para os pais e responsáveis. De acordo com o endocrinologista, Mohamad Barakat, uma coisa é fato: as crianças imitam o exemplo dado pelos adultos. Por isso, se os pais e pessoas que cuidam dela não comem frutas, legumes e verduras, dificilmente a criança irá se convencer de que são boas opções.
Uma dica é incluir a criança no processo de escolha dos alimentos, seja durante a compra ou na hora da preparação. De acordo com o médico, esse momento de integração, numa linguagem que os pequenos entendam, gera uma atmosfera lúdica para que eles assimilem novos valores e comecem a comer bem.
Melhore os lanches da escola
Outra recomendação é trocar alguns alimentos que a criança esteja acostumada a consumir por opções mais saudáveis. Barakat explica que uma boa tática é começar pela lancheira. “Troque os biscoitos e refrigerantes por lanches naturais e sucos de frutas caseiros. Como por exemplo, as bisnaguinhas podem ser substituídas por pão integral”, comenta.
Para os recheios dos lanches, a dica do especialista é usar patês feitos em casa, pois os industrializados possuem muito sódio, aditivos e conservantes. “Além disso, é bom evitar os famosos cremes de avelã, que tanto viciam o paladar infantil”, ressalta Barakat.
O médico fala que há muitas formas de desenvolver na criança hábitos saudáveis com base numa alimentação de qualidade, mas é preciso fazer isso de forma gradativa e sempre ensinar novos valores sobre o que é bom para a saúde. “Só assim ela se tornará um adulto com hábitos saudáveis”, conclui.