As assaduras no bebê são um sofrimento. É preciso muita atenção com a troca das faldas para evitar o sofrimento do pequeno.

Saiba como evitar as assaduras no bebê

Quem não fica com dó ao ver um bebê chorar por causa de assaduras? Mas é possível evitar assaduras no bebê e garantir que a pele dele fique sempre saudável. As assaduras do bebê podem ser causadas pelo calor, umidade e pelo contato da urina ou das fezes com a pele do bebê quando ele fica muito tempo com a mesma fralda. Além disso, a alergia a alguns lenços umedecidos ou a produtos de higiene do bebê também podem provocar assadura.

A mãe deve verificar se a pele do bebê que fica em contato com a fralda como as nádegas, genitais, virilhas, parte superior das coxas ou parte inferior do abdômen está avermelhada, quente ou com bolhas. Além disso, quando a pele do bebê está assada, ele fica incomodado e pode chorar. O incômodo acontece especialmente durante as trocas de fralda, pois a pele está mais sensível e dolorida.

Para evitar as assaduras no bebê

– Mantenha a pele do bebê sempre limpa e seca;

– Faça trocas frequentes de fralda;

– Se o tempo estiver quente, deixe o bebê sem a fralda por um tempinho para que a pele possa “respirar”;

– Deixe a área afetada tomar um pouco de sol pela manhã (antes das 10h) ou no final da tarde (depois das 16h), por uns 15 minutos, para ajudar na cicatrização;

– Use cremes tradicionais para prevenir a irritação (normalmente à base de óxido de zinco, vitaminas A e D, lanolina, calêndula e óleos) a cada troca de fralda;

– Não use pomadas com corticoides sem falar com o médico.

A assadura, em geral, é passageira, mas quando não tratada pode evoluir para outras complicações. Se depois de tomar todos os cuidados de higiene e prevenção a assadura persistir por mais de dois dias sem melhoras, procure o médico, pois pode haver algum outro tipo de infecção, que exija tratamento específico.

Fonte: Tua Saúde