A chegada de um bebê é uma alegria para a família. Familiares e amigos não conseguem se conter e tudo o que mais querem é conhecer o bebê o quanto antes. Porém, é um momento muito delicado, principalmente para a mãe, e é preciso ficar atento para não cometer gafes e acabar incomodando ou sendo inconveniente com os pais ao visitar o bebê pela primeira vez.
Veja a seguir algumas dicas para não dar bola fora na hora de visitar o bebê pela primeira vez:
A primeira dúvida que sempre surge é: visitar no hospital ou na maternidade?
Algumas mães preferem receber as visitas ainda no hospital. Isso por conta da praticidade de poder contar com o auxílio das enfermeiras; por não precisar se preocupar com a organização e a limpeza da casa; nem com o que servir. Mas também há mães que acham os primeiros dias muito cedo, porque ainda estão conhecendo o bebê e preferem reservar esse momento íntimo apenas para a família. Se ficar na dúvida, a dica é perguntar para a família. E não há motivo para se chatear se os pais pedirem mais um tempo para se acostumarem com a rotina. Respeite a decisão e visite-os no momento combinado. Depois que eles aprendem a cuidar do bebê com mais facilidade, os pais passam a adorar receber visitas. Isso porque acabam ficando muito tempo dentro de casa, só com a criança, e conversar com um adulto ajuda a espairecer.
Ligue antes de aparecer para visitar o bebê pela primeira vez
Visitas surpresas nem sempre são agradáveis. Com um recém-nascido em casa, pior ainda. Ligue antes de aparecer e combine com a família o melhor horário ara visitar o bebê pela primeira vez. O bebê ainda não tem horários definidos para dormir e você pode tocar a campainha bem na hora da soneca, que também é um dos poucos momentos que a mãe tem para aproveitar e descansar.
Não visite nos horários das refeições
Com um bebê em casa, a rotina da família muda muito e fazer uma refeição por inteiro é complicado, principalmente para pais de primeira viagem. Evite combinar visitas em horário de almoço ou jantar. Uma boa alternativa é fazer a visita e levar uma comida pronta, para oferecer aos pais, que nem sempre têm tempo de cozinhar.
Nem pense em visitar o bebê se estiver doente
Como o bebê acaba de chegar ao mundo, ainda não tem o sistema imunológico completamente desenvolvido, nem tomou todas as vacinas. Por conta disso, ele fica mais suscetível à ação de vírus e bactérias. Melhor se recuperar totalmente antes de conhecer o recém-nascido.
Faça visitas rápidas
Visitar um recém-nascido é sempre um sinal de carinho, tanto para o bebê quanto para os pais, mas não é recomendado ficar muito tempo na casa deles. O bebê pode ter tido cólica a noite inteira e, muitas vezes, os pais precisam descansar, em vez de fazer sala.
Se a mãe for amamentar, é melhor ir embora
Se perceber que o bebê está reclamando e que pode estar fome, esse pode ser um sinal de que é momento de se despedir. Algumas mulheres se sentem constrangidas e preferem amamentar o bebê sozinhas, de maneira mais reservada. Principalmente no início, quando muitas mães ainda não têm tanta prática, elas podem se atrapalhar e ficar inseguras ao oferecer o peito para o bebê. Fazer isso na frente de outras pessoas pode potencializar as dificuldades. Na dúvida, é melhor aproveitar para ir embora.