Quem sofre de varizes conhece bem os sintomas: dor, sensação de peso e cansaço nas pernas, além de manchas arroxeadas. O incômodo nas pernas realmente prejudica o dia a dia de quem sofre com varizes.
De acordo com o cirurgião vascular Caio Focássio, os fatores hereditários influenciam bastante no aparecimento das varizes. A estrutura física é transmitida geneticamente e problemas de circulação podem ser passados de geração para geração. A genética influencia principalmente em mulheres, e a gravidez pode aumentar as chances de desenvolver varizes.
Há diversos tipos de tratamentos para as varizes, mas o melhor é saber como evita-las. O especialista dá 10 dicas para evitar as varizes e manter as pernas sem vasinhos marcados. Confira:
Evite andar de salto alto por longos períodos
Se você precisa trabalhar de salto alto todos os dias, prefira usar sapatilhas pelo menos no trajeto de casa para o trabalho.
Pratique atividade física
Os exercícios físicos, como corrida e caminhada, ajudam na circulação sanguínea.
Cuidado com a pílula anticoncepcional
O uso sem indicação médica pode prejudicar a saúde devido à ação dos hormônios no organismo e de problemas vasculares que podem ocorrer. Consulte sempre o seu médico.
Movimente o corpo
Ficar na mesma posição por muito tempo prejudica o retorno venoso nas pernas. Mesmo durante o trabalho, levante para ir ao banheiro, para tomar água e evite ficar parado por muito tempo.
Eleve as pernas ao deitar
Em dias alternados, você pode colocar as pernas um pouco elevadas sob um travesseiro quando for dormir, para ajudar na circulação sanguínea.
Mantenha um peso ideal
Mais do que uma questão estética, estar acima do peso aumenta o risco de varizes por causa do acúmulo de gordura no corpo.
Evite o fumo
Fumar aumenta a viscosidade do sangue, que é um dos responsáveis pela trombose venosa e tromboflebites que podem gerar varizes.
Evite excesso de musculação
O exagero de carga nos treinos pode causar a hipertensão venosa.
Use meia elástica
Elas ajudam no retorno venoso do sangue nas pernas e devem ser indicadas pelo seu médico.
Faça drenagem linfática
É uma ótima técnica de tratamento de inchaços nas pernas e melhora a textura da pele.