As unhas são muito valorizadas no universo da beleza, e muitas mulheres são apaixonadas por unhas longas e fortes, esmaltadas e decoradas. Mais do que apenas a extremidade dos dedos, elas fazem parte do look e também seguem tendências de estilo.
Porém, apreciar unhas longas e fortes nem sempre é sinônimo de ter unhas bonitas e saudáveis. Se você está insatisfeita porque suas unhas quebram muito facilmente e nunca chegam ao tamanho ideal, preparamos algumas dicas para melhorar a saúde das unhas. Confira:
Tenha uma alimentação saudável
As unhas são uma parte do corpo como outra qualquer e, por isso, também sofrem muita influência da nossa alimentação. Como elas são constituídas principalmente por uma proteína (a queratina), é muito importante que a nossa dieta ofereça níveis adequados de aminoácidos. Fontes de proteína como salmão e frango são excelentes opções para isso. Esses alimentos oferecem zinco, que também é essencial para as unhas.
Além disso, essa parte do corpo precisa de muita vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e ácido fólico, que são encontrados principalmente em vegetais de folhas verdes-escuras, como o espinafre e a couve-manteiga, e em alimentos ricos em gorduras boas, como o abacate.
Mantenha suas unhas bem hidratadas
Assim como acontece com a pele, as unhas também se tornam mais fracas, quebradiças e sujeitas à descamação quando estão desidratadas. Por isso é necessário incluir a hidratação dessa parte do corpo em seus cuidados de beleza diários.
Aplicar um creme ou óleo para cutículas e proteger mãos e unhas com luvas ao manipular produtos de limpeza são dois hábitos que contribuem para a hidratação dessa região.
Não use suas unhas como ferramenta
Abrir latas de bebida, arrancar etiquetas ou consertar o ganchinho de uma pulseira. É muito comum recorrer às unhas para fazer essas atividades, mas esse é um hábito que devemos deixar de lado.
Ao forçar as unhas contra uma superfície dura, criamos pequenas fissuras que facilitam a quebra. Por isso, resista à tentação e recorra ao instrumento correto!
Faça as unhas com frequência
Fazer as unhas regularmente ajuda-as a crescer pelo simples fato de que, pensando em preservar o esmalte, cuidamos muito mais das nossas mãos. Quando estamos com as unhas recém-feitas, não as utilizamos como ferramentas e usamos luvas para protegê-las dos produtos químicos. Além disso, estar com a manicure em dia ajuda a acabar com o hábito de roer as unhas e diminui a vontade de arrancar “pelezinhas” ao redor delas.
Você não precisa ir ao salão toda a semana, pois cuidar das unhas em casa já tem esse efeito. Contudo, é preciso utilizar esmaltes de boa qualidade, de preferência hipoalergênicos, e recorrer a removedores sem acetona, evitando ressecar suas unhas. Também é preciso observar um limite seguro em relação à remoção das cutículas, pois elas são essenciais para a saúde dessa parte do corpo.
Tenha paciência
Ter unhas longas e fortes é um processo que demanda tempo, por isso você precisa ter paciência. Os resultados não aparecem do dia para a noite, pois a extremidade dos dedos tem seu tempo de crescimento e recuperação. As unhas das mãos levam cerca de 6 meses para serem totalmente renovadas.
Nesse tempo, é bastante provável que suas unhas quebrem, pois é preciso esperar até que a parte fragilizada seja substituída.
Pode ser interessante consultar um dermatologista para verificar se não existe nenhum outro problema em suas unhas e, se necessário, indicar uma base fortalecedora especial para você. Tenha paciência e logo você terá as unhas que sempre quis.
Fonte: Dicas de Mulher